Seja bem vindo!!

Dicas de Saúde Bucal - Dr. Ademir Zamboni


Edição 51


Segundo revista da Abo de janeiro de 2014; "Os idosos brasileiros – pessoas com 60 anos ou mais – somam quase 20 milhões, representando 10,5% da população, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2007. Além disso, em 2004 este grupo já superava o de crianças com menos de cinco anos em 17,9%. E esses números devem continuar crescendo, pois a projeção é de que, em 2050, os maiores de 65 representem 18% da população, o mesmo que os brasileiros até 14 anos, e com expectativa de vida de 81,3 anos”.

Assim, a prática odontológica dentro deste conceito deve considerar enfermidades crônico-degenerativas como as car­diopatias, hipertensão arterial, diabetes, artrite, artrose, osteoporose, entre outras. 

É preciso também se lembrar da ação dos medicamentos tomados para minimizar ou estabilizar estas doenças, pois provocam efeitos colaterais diversos na cavidade bucal, como lesões nos tecidos moles, hipossalivação e xerostomia, prejudicando muito a qualidade de vida do idoso.

Mas os cirurgiões-dentistas não devem se apavorar com esta nova visão, cheia de novas informações, pois o entendimento da Odontogeriatria é simples. “Esta especialidade, aparentemente complexa, possui vias de entendimento e soluções facilmente acessíveis no seu conhecimento e execução.” O imprescindível é começar por uma anamnese criteriosa, que considere os fatores socioeconômicos e psicológicos, as enfermidades crônico-degenerativas, os medicamentos tomados e as relações destes com a saúde bucal, além de exame físico bem executado e, quando necessário, exames complementares.

Dentro deste entendimento as técnicas odontológicas utilizadas para tratar estes pacientes não mudam o que diferencia é a indicação, as adaptações e as limitações deles, sempre levando em consideração o risco a que está exposto com a doença e o benefício que pode ser proporcionado com o tratamento. Desta forma, estaremos atuando como verdadeiros promotores de saúde.


Edição 50


Saiba tudo sobre os novos aparelhos ortodônticos auto ligados.

Para a alegria de muitos dentistas ortodontistas o aparelho auto ligado está cada dia mais acessível financeiramente, com marcas nacionais investindo forte e as importadas tendo que acompanhar os preços para manter a concorrência.

Muitos pacientes amam ficar trocando as ligas coloridas e só vão às manutenções mensais quando a mesma está muito suja ou descolorida ou então quando solta alguma peça do aparelho.

Eu sinto uma imensa necessidade de um maior comprometimento dos pacientes com o tratamento ortodôntico, já que este é capaz de melhorar a posição dos dentes e do osso. Quanto antes o tratamento for finalizado, melhor é para o paciente.

Para que isso aconteça, essa nova ferramenta tem melhorias que diminuem a necessidade do dentista da cooperação do paciente e acelera o tratamento.

O aparelho auto ligado nada mais é do que um aparelho como o padrão só que cada peça, em vez de levar uma liga para prender o arco na peça, vai ter sua própria “tampa”, já fixada na peça (braquete). 

Essa tampa é do mesmo material da peça e com isso provoca uma série de vantagens:

Por serem duas estruturas de metal - o arco do aparelho e a tampa do braquete - o atrito é bem menor do que com a liga e com isso o dente anda mais rápido e com menos trauma.

Para os que buscam estética, fica mais elegante e não tem o problema de manchar as ligas. Principalmente os aparelhos feitos de porcelana.

Não esqueça, por melhor que seja seu ortodontista, se você não se empenhar o tratamento é muito mais difícil e dolorido.


Drª. Anna Carla Santos Morais
Dr. Ademir Zamboni Monteiro


Edição 49


O que é Bruxismo?

Bruxismo do sono é um distúrbio caracterizado pelo apertar e ranger dos dentes, de forma involuntária, com aplicação de forças excessivas sobre a musculatura mastigatória.
O bruxismo diurno é diferente do bruxismo noturno ou do sono. Assim, o bruxismo diurno é caracterizado por uma atividade semivoluntária da mandíbula, de apertar os dentes enquanto o indivíduo se encontra acordado, onde geralmente não ocorre o ranger de dentes, e está relacionado a um tique ou hábito. Problema que afeta sobretudo as crianças podendo também afetar os adultos.O ranger provoca um desgaste nos dentes que pode afetar a integridade dos mesmos e comprometer a saúde bucal.

Sintomas

Além do desgaste e amolecimento dos dentes, dor de cabeça é o sintoma mais comum do bruxismo. Outros sintomas do bruxismo são dor e zumbido no ouvido, dor no pescoço, na mandíbula e nos músculos da face por causa do esforço realizado pelos músculos da mastigação, estalos ao abrir e fechar a boca, alterações do sono. A intensidade e a frequência das crises podem variar de uma noite para outra.

Tratamento

Os recursos mais indicados para o tratamento, porém, são as placas interoclusais flexíveis de silicone ou as placas rígidas de acrílico, moldadas segundo o formato da arcada dentária do paciente. Elas ajudam a restringir os movimentos dos músculos mastigatórios e a reduzir o atrito que provoca o desgaste e o abalo dos dentes.

Recomendações

* Consulte o dentista com regularidade;

* Evite apertar os dentes, quando estiver empenhado em uma tarefa ou situação mais complicada;

* Procure não mascar chicletes ou mordiscar sistematicamente objetos duros, como pontas de lápis e canetas, por exemplo;

Drª. Anna Carla Santos Morais
Dr. Ademir Zamboni Monteiro


Edição 48


O que é tártaro? 


Tártaro, às vezes também chamado de cálculo, é a placa bacteriana ou biofilme dental que endurece na superfície dos dentes. 
Também pode se formar sob a gengiva e irritar os tecidos gengivais. Além disso, o tártaro dá à placa bacteriana um espaço maior e propício para o seu crescimento, o que pode levar a problemas mais sérios como as cáries, gengivites e periodontites.

O tártaro não só prejudica a saúde dos seus dentes e gengivas, mas também é um problema estético. Substância porosa, o tártaro absorve as manchas com mais facilidade.

Assim, para aquelas pessoas que fumam, é ainda mais importante que evitem a formação do tártaro. 

O cálculo dental está associado às doenças periodontais, uma doença inflamatória crônica que acomete a gengiva, osso e ligamentos de suporte dos dentes. Ela é uma das principais causas de mobilidade e perda de dentes em adultos e a principal causa em pessoas idosas, pela destruição aos poucos das estruturas de sustentação do dente. fato considerado tanto por autores antigos, quanto pelos modernos. 

Como saber se tem tártaro?

O sinal mais comum é uma cor marrom ou amarela nos dentes na região da margem gengival e sangramento da mesma. Só o dentista pode diagnosticar e remover o tártaro. 

Como evitar a formação do tártaro?

A maneira mais simples de combater o tártaro é fazer uma boa escovação e usar o fio dental diariamente.

Como tratar o tártaro?

É muito importante não deixar a placa bacteriana se calcificar, pois quando isso ocorre o tártaro se forma e fica impossível removê-lo apenas com a higienização, apenas o seu dentista é capaz de fazer isso.Uma boa higiene bucal e visitas periódicas ao dentista previnem seu aparecimento. Procure seu dentista!! 
 
 
 Dra. Anna Carla Morais e Dr. Ademir Z. Monteiro


Edição 47


A maior importância da Consulta Odontológica da Gestante e do Bebê.

Ainda são minoria as mulheres que procuram o dentista durante o período de gestação. As gestantes devem ter a consciência da importância dos dentes, e que durante a gravidez há grandes alterações hormonais, portanto deverão melhorar a alimentação, evitar alimentos cariogênicos e buscar orientação odontológica. 

A saúde bucal da gestante é fundamental para o nascimento de uma criança saudável, a realização de consultas odontológicas preventivas é necessária, onde serão avaliadas as suas condições bucais e se preciso a execução do tratamento odontológico, nesse momento devem ser incorporados hábitos de higiene mais criteriosos, alimentação adequada e todos os princípios de prevenção. A saliva materna é a principal transmissora de micro-organismos para a cavidade bucal das crianças. 

O período de 19 a 31 meses foi definido como a fase mais propícia a essas infecções, devido ao contato intimo entre a mãe e a criança. O ato de beijar a boca do bebê, usar o mesmo talher, limpar a chupeta na própria boca e depois oferecê-la ao bebê são atos que favorecem a janela de infectividade da doença cárie. A

 higienização da boca de bebês edentulos é de grande importância para a manutenção de sua saúde bucal, acredita-se que a mesma, favorece o estabelecimento de microbiota saudável para a chegada dos primeiros dentes, além de facilitar a aceitação da criança a esse hábito de higiene. Atenção: a aplicação do flúor deve ser feita somente com a orientação de um cirurgião dentista.


A realização de consultas odontológicas preventivas é fundamental.


Dra. Anna Carla S. Morais
Dr. Ademir Z. Monteiro


Edição 46

O Câncer de Boca

Este mês vamos falar de um assunto muito sério.
O câncer de boca é uma denominação que inclui os cânceres de lábio e de cavidade oral (mucosa bucal, gengivas, palato duro, língua oral e assoalho da boca). O câncer de lábio é mais frequente em pessoas brancas, e registra maior ocorrência no lábio inferior em relação ao superior. O câncer em outras regiões da boca acomete principalmente tabagistas e os riscos aumentam quando o tabagista é também alcoólatra.

Pessoas com mais de 40 anos de idade, dentes fraturados, fumantes e portadores de próteses mal ajustadas devem evitar o fumo e o álcool, promover a higiene bucal, ter os dentes tratados e fazer duas consultas odontológicas de controle a cada ano. Outra recomendação é a manutenção de uma dieta saudável, rica em vegetais e frutas.


Para prevenir o câncer de lábio, deve-se evitar a exposição ao sol sem proteção (filtro solar e chapéu de aba longa). O combate ao tabagismo é igualmente importante na prevenção deste tipo de câncer.

O exame rotineiro da boca feito por um profissional de saúde pode diagnosticar lesões no início, antes de se transformarem em câncer. Pessoas com mais de 40 anos que fumam e bebem devem estar mais atentas e ter sua boca examinada por profissional de saúde (dentista ou médico) pelo menos duas vezes ao ano.


Edição 45


Aparelhos Ortodônticos.

Para tratar problemas de crescimento, desenvolvimento e amadurecimento da mordida, face e arcos dentários, a ortodontia se utiliza de aparelhos fixos e ativos, que aplicam força externa para movimentar os dentes ou alterar a forma do maxilar.

A ortodontista controla a força aplicada por meio dos bráquetes, pequenas peças que são coladas em cada dente. Os bráquetes, por sua vez, prendem e seguram um fio metálico, chamado arco ortodôntico, responsável por puxar ou empurrar os dentes e que serve de guia para o alinhamento dentário.

No aparelho fixo comum, o arco ortodôntico fica preso aos bráquetes com a aplicação de uma ligadura elástica — os famosos elásticos coloridos. No modelo auto ligado, por outro lado, os próprios bráquetes seguram o fio metálico por meio de um dispositivo interno, dispensando o uso da ligadura.

Essa característica diminui significativamente o atrito gerado entre as estruturas que compõem o aparelho, considerado uma das forças de resistência à movimentação ortodôntica. Por conta disso, muitas empresas e dentistas divulgam o bráquete auto ligado como mais eficiente do que o convencional.

Antes de qualquer coisa, é necessário esclarecer que os dispositivos auto ligados possuem, sim, algumas vantagens em relação aos modelos que utilizam ligadura, sobretudo no que diz respeito ao conforto dos pacientes. Isso porque a diminuição do atrito permite a aplicação de uma força mais suave e menos incômoda, além de mostrar resultados iniciais mais visíveis até para quem não é especialista.

Por dispensar os elásticos, que tendem a perder a forma rapidamente, os bráquetes auto ligados também diminuem a frequência com que o aparelho precisa de manutenções, dispensando algumas visitas ao consultório odontológico e gerando leve economia ao longo do tratamento.

A ausência da ligadura ainda faz com que o dispositivo acumule menor quantidade de placa bacteriana, facilitando a manutenção da saúde oral


O aparelho auto ligado e cobrado o valor do tratamento portanto gerando uma economia de tempo e dinheiro, além de ser mais eficiente. 



Edição 44



Eventos bucais relacionados ao crescimento.

A compreensão dos eventos relacionados ao crescimento é de suma importância na ortodontia clínica. Os estágios de maturidade têm uma influência decisiva no diagnóstico, planejamento, prognóstico e resultado final do tratamento.
      
Das mais variadas causas das mal oclusões, a respiração bucal é a mais potente, constante e variada em seus resultados. Causando por esse motivo desenvolvimento assimétrico dos músculos, como dos ossos do nariz, maxilar e mandíbula, e uma desorganização das funções exercidas pelos lábios, bochechas, e língua. Foi constatado que os efeitos da respiração bucal são sempre manifestados na face. O nariz é pequeno, curto, com asas retas; as bochechas ficam pálidas e baixas; a boca fica constantemente aberta; o lábio superior é curto; a mandíbula fica posicionada para trás e tem falta de desenvolvimento, sendo geralmente menor que o normal em seu comprimento, provavelmente devido a pressões não equilibradas dos músculos.


Então, por que deixar a criança desenvolver a síndrome da face longa? O tratamento precoce evita o agravamento da doença, afetando a arcada dentária, alterando a fonação, o esqueleto facial, a aparência do indivíduo e a sua qualidade de vida, pois o paciente com obstrução das vias aéreas superiores está constantemente doente, sentindo-se cansado devido à diminuição da qualidade do sono, chegando às vezes a ter problemas de insônia. Portanto leve sua criança a um ortodontista da sua confiança, pois o respirador bucal e só um dos problemas que pode interferir no desenvolvimento buco facial da criança.



Edição 43



Reabilitação Oral

A grande finalidade da reabilitação oral é restabelecer: função (mastigação), saúde (remover infecções) e estética (beleza). A reabilitação oral envolve várias especialidades da odontologia, como ortodontia, implantodontia, prótese dentária, dentística, periodontia e estética.

PRÓTESE DENTÁRIA

A boca foi projetada para que os dentes tenham contato uns com os outros (arcada inferior com superior e dentes vizinhos).
A perda ou ausência de um ou mais dentes, independente dos motivos, pode causar vários problemas na boca, como inflamação da gengiva, dificuldade para mastigar, movimentação dentária, flacidez nas bochechas e lábios, dor de cabeça, perda óssea, entre outros.
A prótese dentária tem por objetivo a reposição de dentes perdidos ou a restauração de dentes mutilados, com dentes artificiais, devolvendo assim a função, a saúde e a estética.

EXISTEM VÁRIOS TIPOS DE PRÓTESES:

·         - Parcial: que substitui um ou mais dentes;
·         - Total: que substitui todos os dentes de uma arcada;
·         - Fixa: que não é retirada;

·         - Removível: que pode ser retirada para higienização.


Edição 42


Avaliação da arcada dentaria em criança.


A Ortopedia Funcional dos Maxilares é área da odontologia que soluciona desequilíbrios ósseos, musculares e de funcionamento dos maxilares, alinhamento dos dentes e problemas de ATM. O Tratamento pode ser realizado em pessoas de qualquer idade, usando aparelhos removíveis e executado sem extração de dentes.

Estes aparelhos produzem remodelamento das estruturas ósseas, musculares, articulares e funcionais. Assim, a estética da face e as funções exercidas pela boca são restabelecidas pela ortopedia funcional maxilar, trazendo o equilíbrio do sistema bucofacial.

É comum aos pais perguntar-se sobre as diferenças entre os aparelhos móveis e fixos, perdidos em dúvidas e caminhos a seguir para melhor resultado da correção de uma maloclusão (isto é, a mordida incorreta). A verdade é que cada caso exige uma avaliação rigorosa e detalhada, um diagnóstico preciso e de quem tem conhecimento profundo do crescimento facial e do caminhar da ortodontia.

Normalmente, corrigem-se primeiro os problemas esqueletais (de crescimento facial) e depois os dentários. E há casos em que o paciente começará o tratamento com aparelho móvel e depois usará aparelho fixo, para alcançar um excelente resultado. Portanto, uma avaliação precoce da criança pode trazer um melhor resultado do tratamento.



Edição 41


A importância da saúde bucal.

Dentro do conceito de beleza, o sorriso é um dos fatores de maior relevância para o público em geral. Há quem diga que o sorriso é o cartão de visita de qualquer pessoa. E não é à toa. A boa aparência dos dentes está relacionada à saúde bucal. Por isso, é preciso ficar atento aos cuidados e tratamentos adequados. Ter um sorriso bem cuidado não é apenas questão de vaidade, mas também saúde. Um estudo do Instituto Norte Americano de Saúde mostra que inflamações bucais, a exemplo de cáries, gengivite e periodontite podem aumentar em cerca de 25%, o risco de uma pessoa ter uma doença cardiovascular. Seguir todos os cuidados com a higiene bucal pode prevenir uma série de doenças.

Outro ponto interessante a ser observado é a diferença que, um belo sorriso pode fazer na vida de uma pessoa em seu convívio social. A pessoa se sente mais feliz, realizada, disposta e bem humorada e isso acaba refletindo em seu trabalho (melhorando até mesmo o seu posicionamento) e vida pessoal.

A autoestima e a qualidade de vida pessoal estão diretamente relacionadas com a harmonia do sorriso. A correção das irregularidades das arcadas contribui para uma mastigação mais confortável, facilita a higiene dos dentes, contribui para conservar dentes e gengivas saudáveis e possibilita um sorriso esteticamente agradável. Esses benefícios estão diretamente relacionados à qualidade de vida dos indivíduos como a melhora da autoestima, convívio social e sucesso profissional.


Procure seu dentista de confiança e faça já uma avaliação.


Edição 40

Reabilitação oral.
Reabilitação Oral tem por objetivo a restauração da integridade biológica, função correta e estética otimizada. O tratamento pode envolver apenas um dente ou todo o arco, seu sucesso depende de um conhecimento profundo da oclusão e métodos de substituição (próteses, por exemplo)  com os princípios de reabilitação oral.

A grande finalidade da reabilitação oral é reestabelecer: Função (mastigação), estética (beleza), saúde (remover infecções). Uma dentição completa e bem articulada evita problemas na mandíbula e no maxilar, que podem se desenvolver em problemas maiores e mais complexos no futuro.
A reabilitação oral envolve um planejamento complexo do caso, normalmente envolvendo múltiplas especialidades como endodontia (canal), periodontia (gengiva), implantodontia (implantes), prótese dentária, dentística (restaurações), estética.
Para realizar esse procedimento o primeiro passo é agendar uma avaliação no dentista, e avaliar o estado da boca e dos dentes. Em seguida, dependendo do tratamento a ser realizado, pede se uma radiografia panorâmica, fotos, radiografia cefalométrica, um molde de gesso, tudo para ser estabelecer um melhor diagnóstico e consequentemente um melhor plano de tratamento (Mais correto e com mais segurança).

O processo procura reconstituir a engrenagem anatômica dos dentes, a partir dos movimentos de mastigação para criar uma estética nos dentes e um sorriso bonito.

A partir dessa avaliação inicial, o dentista vai determinar o que precisa ser feito, implante odontológico, prótese fixa, prótese removível ou prótese total, ou aparelhos ortodônticos, e  será definida a duração do tratamento que pode variar entre semanas a meses ou no caso de ortodontia, anos, dependendo do grau do comprometimento oclusal.



Edição 39

Ortodontia sob um olhar contemporâneo.


Mais do que alinhar dentes, a especialidade deve ter um olhar integral sobre a saúde do indivíduo e a sua relação com o rosto e a boca. 

O Brasil, país com o maior número de Cirurgiões-dentistas do mundo, está em um momento “divisor de águas” no que diz respeito à Ortodontia tradicional. Muita gente acredita que a Ortodontia está relacionada apenas ao encaixe de dentes seguindo determinados padrões pré-estabelecidos. Esta abordagem tipo "receita de bolo" não se encaixa a todos os indivíduos e a massificação banalizou a profissão.

Para o especialista, a maior prova de que este modelo está ultrapassado é a quantidade de pacientes que usaram aparelho ortodôntico durante anos e precisam se submeter a novos tratamentos para obter oS resultados desejados. Isto demonstra a necessidade e a urgência do presente e do futuro seguirem por outro caminho – o da personalização e da visão integral do paciente. As funções mais importantes do corpo, como a fala, respiração e a deglutição, dependem da boca, dos músculos, ossos e demais estruturas faciais.

O foco não é mais apenas os "dentes tortos" mas sim como eles afetam a qualidade de vida das pessoas. Dentro de uma equipe interdisciplinar, a Ortodontia pode contribuir para que o paciente respire bem e durma melhor, mastigue adequadamente e consiga se expressar sem vergonha do seu rosto ou dentes. “O alinhamento dentário, associado ao reposicionamento dos ossos da face com cirurgia ortognática, como a mandíbula e a maxila, atua inclusive de maneira rejuvenescedora melhorando a autoestima das pessoas”. Ao respirar e dormir melhor, o rosto perde o ar de cansado, e as estruturas faciais posicionadas corretamente deixam a pessoa mais jovem e confiante. Desta forma, a estética do sorriso e da face, aspecto fundamental deste universo, passa a ser tratada dentro de um contexto biopsicossocial.

A personalização do tratamento conta com o suporte  de uma documentação completa personificada  que auxilia o profissional a identificar se o problema do paciente está ligado à questões esqueléticas e/ou dentárias e como são as inter-relações entre as estruturas da face.

O diagnóstico e o plano de tratamento são as etapas mais importantes do tratamento sendo necessária uma avaliação dos modelos, fotos e radiografias para que se tenha sucesso no resultado.


Edições 37 e 38

Aparelhos ortodônticos Modernos.
 

Aparelho Ortodôntico Autoligado é um moderno sistema utilizado atualmente na ortodontia.


Os braquetes autoligados têm sido apresentados como um diferencial para o ortodontista que procura se desdobrar na tentativa de oferecer um tratamento de excelência no menor tempo possível e com número mínimo de consultas. 


Além da eficácia cientificamente comprovada do sistema a grande vantagem para o paciente é que o tratamento ortodôntico  pode ser feito com redução do tempo médio dos tratamentos tradicionais. Com um design mais estético, significativamente menor, apresenta uma redução no acúmulo de alimentos principalmente devido a ausência da ligadura elástica (borrachinhas coloridas) e menos agressivo a mucosa bucal por não necessitar de amarrilhos metálicos, este sistema representa um conforto a mais para o paciente.


A justificativa principal desses novos sistemas é que o seu desenho permite um rápido nivelamento, devido ao fato dos dentes deslizarem por um caminho de pouca, ou nenhuma, fricção (atrito) entre o braquete e os fios comparado com as tão famosas “borrachinhas” coloridas que dificulta a movimentação.


A  vantagem desta característica, e que justifica a escolha de braquetes autoligados é a possibilidade de redução na intensidade de força aplicada para gerar movimentação, com isso mais previsível é o resultado e menor é a sensibilidade que o paciente sente após a ativação, ou seja, a mecânica se torna cada vez mais próxima do ideal biológico (movimentação dentária sem prejuízos ao periodonto de sustentação, ou seja menor reabsorção de raiz e osso). 
Para os que sentirem falta ou até mesmo preferirem colocar as ligaduras elásticas coloridas por enfeite, essa possibilidade existe sem que as mesmas tragam o inconveniente do atrito, pois a maioria dos aparelhos autoligados possuem espaço para adaptação das borrachinhas longe do contato com o fio.



Edição 36

Alimentação da criança X cáries.

A cárie é um dos principais males que levam o paciente a procurar o cirurgião dentista. Sendo uma doença transmissível e infecciosa, acomete tanto adultos quanto crianças.
A formação da cárie ocorre em função de três fatores, o tipo de dieta do indivíduo, sua higienização bucal e bactérias presentes na boca.

As bactérias interagem com os alimentos ingeridos, formando ácidos que, sobre a superfície dos dentes, provocam a perda de sais minerais. Assim, a dieta tem grande influência  na saúde ou na doença bucal.

Nas crianças o efeito da dieta é bem maior devido ao alto consumo de doces e outras guloseimas. O açúcar é o mais cariogênico de todos os carboidratos e apresentá-lo à criança logo no começo de sua vida, permite a implantação de bactérias que causam cáries, além de  influenciar seu paladar e  determinar as preferências alimentares futuras. O tipo de dieta consumida na infância forma os futuros hábitos alimentares da criança , do adolescente e do adulto.

A dieta da criança deve ter como base alimentos com as seguintes características: crus, duros e coloridos. Crus, porque o cozimento leva consigo boa parte das vitaminas e sais minerais, principalmente em legumes e verduras. Duros, pois estimulam a mastigação e consequentemente o desenvolvimento dos músculos da face. Um alimento mais consistente evita que fique aderido ao dente, ao contrário de doces, balas e chicletes que facilmente se prendem à superfície dentária. E finalmente, um prato colorido significa uma maior diversidade de alimentos e assim, uma maior quantidade de vitaminas, proteínas e sais minerais.

A ingestão de doces não é proibida para crianças, mas de forma moderada e tendo sempre uma alimentação saudável. Além de visitas ao dentista, regularmente.

Dra. Ana Beatriz de Carvalho
Odontopediatria e Periodontia


Edição 35

Alternativas modernas para o tratamento ortodôntico. 
Os braquetes autoligados têm sido apresentados como um diferencial para o ortodontista clínico que procura se desdobrar na tentativa de oferecer um tratamento de excelência no menor tempo possível e com número mínimo de consultas. Com um design mais estético, significativamente menor, apresenta uma redução no acúmulo de alimentos principalmente devido a ausência da ligadura elástica e menos agressivo a mucosa bucal por não necessitar de amarrilhos metalicos, este sistema representa um conforto a mais para o paciente.
A justificativa principal desses novos sistemas é que o seu desenho permite um rápido nivelamento, devido ao fato dos dentes deslizarem por um caminho de pouca, ou nenhuma, fricção (atrito) entre o braquete e os fios comparado com as tão famosas “borrachinha” coloridas que chegam a segurar de 70 a 220% a mais os dentes prejudicando a movimentação, principalmente quando estas são colocadas de forma trançadas.
A primeira vantagem desta característica, e que justifica a escolha de braquetes autoligadosé a possibilidade de redução na intensidade de força aplicada para gerar movimentação, com isso mais previsível é o resultado e menor é a sensibilidade que o paciente sente após a ativação, ou seja, a mecânica se torna cada vez mais próxima do ideal biológico (movimentação dentária sem prejuízos ao periodonto de sustentação, ou seja menor reabsoção de raiz e osso). A segunda vantagem é a possibilidade de intervalo maior entre as consultas quando aliado ao uso de fios ortodônticos de alta tecnologia como as ligas Copper NiTi e de níquel-titânio termoativadas, podendo chegar a um intervalo de até 10 semanas.
Para os que sentirem falta ou até mesmo preferirem colocar as ligaduras elásticas coloridas por enfeite, essa possibilidade existe sem que as mesmas tragam o inconveniente do atrito, pois a maioria dos aparelhos autoligados possuem espaço para adaptação das borrachinhas longe do contato com o fio.
Os aparelhos autoligados, como visto acima, trazem grandes benefícios ao tratamento ortodôntico, desde que utilizados com critério e com indicação correta, portanto não são em todos os casos que seu uso é o mais apropriado. Um profissional responsável saberá indicar quando as vantagens deste aparelho trarão o beneficio que valha a pena o investimento por parte do paciente pois vale salientar que por ainda ser considerado como novidade o custo do aparelho ainda não é dos mais atrativos.



Edição 34

Tratamentos com melhores resultados.

O tratamento com uma equipe de profissionais da odontologia onde cada um age em uma determinada área, com conhecimentos específicos, traz melhores resultados, tanto na parte estética quanto na saúde. Quando se trata de uma situação mais complexa, fica difícil para que um mesmo profissional consiga realizar todas as etapas do tratamento com perfeição, o que torna muito interessante o realização do mesmo com um "time de dentistas" capacitados, tornando a finalização do trabalho mais satisfatória e duradoura.

A ortodontia, por exemplo, encontra limites nos problemas bucais e dentários e principalmente em pacientes com doenças periodontais, onde a perda de tecido ósseo de suporte pode causar a perda do dente, precisando neste caso de um profissional que age com eficiência nesta área, tornando o tratamento ortodôntico viável e com melhores resultados.

Pacientes que usam aparelho e têm higienização deficiente também caem neste problema com instalação de tártaro, gengiva sangrando, e às vezes hiperplasia gengival (crescimento da gengiva), necessitando de um outro tratamento conjunto com ortodôntico, a fim de restabelecer a saúde bucal. Sendo assim, o tratamento integrado é fundamental para o êxito do resultado final.


Edição 33

Aparelho fixo não é enfeite. 

Muita gente acha bonito usar aparelho, no entanto, não é a função principal. Colocar aparelho é só o primeiro passo de um tratamento ortodôntico. As visitas periódicas ao ortodontista não consiste somente em trocar borrachinhas. Acontece muito o paciente instalar o aparelho e sumir, sem saber o risco que esta correndo. 

Fazer a higiene dental com aquele "monte de ferros" na boca é muito difícil. A visita periódica ao dentista é uma oportunidade para saber se sua higiene esta correta e quando você "some", esta assumindo essa responsabilidade de vigilância, o que normalmente não basta, podendo ocorrer cáries, problemas periodontais e até mesmo perda de dentes. 

Portanto, tratamento ortodôntico é coisa séria e de muita responsabilidade, dividida entre dentista e paciente, combinando este compromisso das partes, os resultados serão os melhores possíveis.


Edição 32

Tratamento de Canal

Alguns anos atrás, os dentes com polpas infeccionadas ou mortificadas eram extraídos. Hoje em dia, um tratamento de canal salva muitos dentes que de outra forma teriam sido perdidos. 

Hoje em dia o tratamento de canal, não dói, se faz com mais rapidez e tem maior sucesso. Após o tratamento do canal o dente deve ser restaurado e geralmente é feito com coroa ou restaurado. 

Os dentes já restaurados podem durar a vida toda quando tratados adequadamente e tendo uma higiene eficiente e visitas periódicas para avaliação e limpeza bucal.Como não há mais uma polpa viva que mantenha o dente hidratado, os dentes com raiz tratada podem se tornar quebradiços e mais sujeitos à fratura. Este é um importante aspecto a ser levado em conta quando for optar entre uma coroa ou restauração após o tratamento de canal.Fazer extrações só tem vantagens quando os dentes a serem extraídos estiverem atrapalhando os outros, como nos casos da ortodontia ou dos do siso. 

Ou quando seu estado, por doenças, ser origem de focos infecciosos, que estiverem pondo em risco a saúde da pessoa. Ainda assim se não houverem meios de combater estas, sem ter que extrair o dente. Por todos estes cuidados, fica claro que as extrações são a última opção e que só devem ser realizadas quando todas as tentativas para salvamento do dente tiverem sido tentadas, como raspagens radiculares e tratamento de canal (endodontia).



·        
·         Edição 31

A visita periódica ao dentista mesmo para pacientes com medo.

Esta visita é importante porque permite ao profissional encontrar qualquer problema logo no seu início, tornando seu tratamento mais fácil mais barato e sem sofrimentos.

Com este procedimento o medo do tratamento irá diminuindo gradativamente e a pessoa verificará que não sofre mais deste trauma. Portanto a melhor maneira de combater o medo do tratamento, é a visita periódica ao seu dentista. 


A visita  ao dentista é muito importante para a manutenção da sua saúde bucal. Somente ele poderá diagnosticar e de tratar possíveis problemas que estejam em fase inicial .


O uso do fio dental aliado a escovação é fundamental para a correta higienização dos dentes e gengivas. A língua também deve ser escovada diariamente. Estes procedimentos são indispensáveis para a manutenção da saúde bucal, mas mesmo assim sempre fica algo e só o dentista pode remover esta "sujeira".


Consultas periódicas permitem a remoção de tártaro e o polimento coronário, procedimentos que devem ser executados com equipamento próprio em consultório odontológico. Essas visitas periódicas tem como objetivo a manutenção da saúde oral.


É indicada pelo menos a cada 6 meses e principalmente para crianças e adolescentes.



 Edição 23

Vantagem de ter um belo sorriso.


Além de mastigar corretamente os alimentos, quem é que não quer ter um sorriso bonito? Geralmente pessoas com os dentes bonitos adoram sorrir. O sorriso transparece saúde, enriquece quem recebe sem empobrecer quem o dá. Ter dentes bonitos faz com que as pessoas fiquem auto-motivadas, mais felizes e menos envergonhadas. Quem gosta de sorrir parece estar sempre de bem com a vida, feliz e de bom humor. De acordo com estudos recentes, foi comprovado que a pessoa que não possui uma engrenagem bucal correta (superior e inferior) e que não realiza funções básicas, como: mastigar, falar e sorrir pode desenvolver:

• Dores de cabeça
• Problemas nutricionais
• Traumas dos músculos faciais
• Problemas psicológicos

Com a falta dos dentes, os músculos do rosto tornam-se ainda mais flácidos, fazendo com que a pele perca sustentação e se acumule na região do pescoço. O implante dentário Odontológico ou a reabilitação oral atenua o problema e a pessoa fica com a aparência rejuvenescida.

Além disso, o ser humano precisa desenvolver as funções básicas para se alimentar. Uma pessoa precisa dos dentes para triturar os alimentos antes que ele chegue no aparelho digestivo. Caso contrario, a pessoa pode não digerir os alimentos corretamente deixando de absorver as vitaminas e nutrientes necessários. 

Procure seu dentista e veja o melhor plano de tratamento para você e tenha um belo sorriso, através de próteses, implantes, aparelhos ortodônticos... Saúde é vida.


      Edição 21


Clareamento dental.


O clareamento dental é um procedimento estético cada vez mais utilizado na prática odontológica.


Entretanto, a efetividade de uma técnica clareadora deve levar em consideração o perfil do paciente ou cliente que receberá o tratamento. A técnica clareadora caseira, por exemplo, é dependente de uma ativa e disciplinada participação do indivíduo. O longo período de tempo de uso dos agentes clareadores associado à sensibilidade dental exacerbada ou à presença de desconforto gengival, pelo contato com o agente clareador, pode levar à descontinuidade do tratamento dental caseiro supervisionado. Assim, pacientes que apresentam resistência ao uso de agentes caseiros ou que não possuem disciplina em sua utilização, são candidatos às técnicas de clareamento de consultório ou à associação deste com o clareamento caseiro.

Além do questionamento acerca da efetividade do uso da luz como agente catalisador da reação de clareamento, alguns trabalhos indicam a existência de efeitos indesejáveis associados à sua aplicação. As fontes de luz utilizadas para o clareamento de consultório (Luz emitida por diodo (LED), Laser, Luz halógena, lâmpada de arco de plasma) parecem emitir excessiva radiação ultravioleta ou na faixa do azul visível, tornando-se prejudicial aos olhos e pele do paciente, profissional e assistente, quando essas estruturas não se encontram devidamente protegidas. O aumento da temperatura intrapulpar, durante a aplicação da luz para o clareamento de consultório, também se constitui em outro fator de preocupação, já que esta elevação pode levar à irritação pulpar, especialmente quando estes valores se aproximam da temperatura crítica.

Oriente se com seu dentista sobre a melhor tecnica para você.

       Edição 20

Relação da saúde boca-corpo realça a importância de visitas regulares ao dentista.

Infelizmente, você pode estar colocando sua saúde em risco se não visitar o dentista. Pesquisas mostram que a saúde bucal pode ter impacto sobre sua saúde geral. Se você tem medo do consultório odontológico, o melhor modo para controlar a ansiedade é conversar com seu dentista. Deixá-lo informado das suas preocupações irá ajudá-lo a adaptar o tratamento às suas necessidades.

Você também pode agendar consultas quando estiver menos propenso a estar estressado ou sob pressão. Talvez aos sábados ou pela manhã. Se o barulho do consultório é a causa da sua ansiedade, experimente levar seu som portátil e ouvir música durante o tratamento. 


Lembre-se também de que com tantos avanços na odontologia, diagnóstico e tratamento tornam-se mais confortáveis a cada instante. 
Uma função importante do dentista é o diagnóstico da doença periodontal. Também conhecida como doença de gengiva, aparece quando bactérias se desenvolvem na gengiva e raízes dos dentes. Uma infecção bacteriana, a doença periodontal danifica tecidos e provoca a formação de espaços em torno das raízes dos dentes que podem eventualmente levar a perda dos mesmos.Esta infecção, por exemplo, pode estar associada a doença cardíaca. Exames periódicos para monitorar infecções bacterianas como doenças periodontais podem até mesmo melhorar sua saúde.
Visite seu dentista regularmente.

·        Edição 19

Dentes tortos atrapalham a vida.

Dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos, podendo ser precocemente perdidos, decorrente da deterioração e da doença periodontal. Também ocasionando um estresse aos músculos da mastigação que pode levar a dores de cabeça, síndrome da ATM, e dores na região do pescoço, dos ombros e das costas. A aparência também é prejudicada.

A ortodontia é uma especialidade odontológica que diagnostica, previne e corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares, posicionados de forma inadequada. Visa uma harmonia entre os dentes, lábios e ossos maxilares, levando a um equilíbrio facial adequado. O tratamento ortodôntico torna a boca mais saudável, proporciona uma aparência mais agradável e dentes com possibilidade de durar a vida toda.