Seja bem vindo!!

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Carmo ganha coleta seletiva e preservação ambiental.


     Na última semana a Prefeitura Municipal de Carmo juntamente com a Secretaria Municipal de Obras Habitação e Infra Estrutura, realizaram diversas palestras sobre Ecologia Urbana e Sustentabilidade, Meio ambiente e o Uso da Bioengenharia. Estiveram presentes a equipe do IEEA (Instituto Estadual de Engenharia e Arquitetura), o Professor Doutor Adilson Roque dos Santos (especialista em Ecologia), e o engenheiro Alberto Daniel de Carvalho responsáveis pela apresentação das palestras.

     Temas de extrema importância na atualidade, visto os problemas da escassez de água no planeta, inclusive na região, e tantos outros problemas resultantes do crescimento urbano desordenado, e da falta de cultura para preservação do meio ambiente. Entre tantas adversidades, a coleta seletiva pode ser o início da conscientização e da preservação da natureza.

     Pensando no futuro e na preservação do meio ambiente da cidade, o prefeito de Carmo César Ladeira, assinou nessa última sexta-feira dia 28 de novembro, um contrato de prestação de serviços de coleta, separação, processamento, comercialização, destinação final e adequada de resíduos sólidos recicláveis e reutilizáveis com a cooperativa de trabalho dos catadores de materiais recicláveis Nova Bela, através do Fundo de Meio ambiente.

     Esta cooperativa existe desde 2009, e somente neste ano de 2014 foi formalizada. Há poucos meses a prefeitura comprou um caminhão de coleta seletiva para facilitar o trabalho dos cooperados. Carmo está enquadrada atendendo a lei 12.305/2010 que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

     Durante a assinatura do contrato estiveram presentes além do prefeito César Ladeira, Rosi Alves e Ricardo Conceição, ambos assessores técnicos do INEA específicos do programa Coleta Seletiva Solidária, os cooperados, e a Secretária municipal de Meio ambiente e Defesa civil Leila Moreira Silva. César Ladeira reafirmou seu “orgulho de ser carmense”, e acrescentou a importância deste trabalho para a cidade e os empregos gerados.



Reportagem e fotos: Fabrizzi Matos/ASCOM Carmo