Seja bem vindo!!

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Câmara de Sapucaia realiza Audiência Pública com participação do diretor da Viação Progresso.


Criação de uma linha intermunicipal Três Rios x Sapucaia seria solução para transporte de passageiros de Sapucaia, dizem vereadores.

     Em meio ao debate nacional sobre a má qualidade do transporte público no país, a Câmara de Sapucaia realizou nesta terça-feira (4), Audiência Pública com participação do diretor executivo da Viação Progresso, Sr. André Luiz Barbosa Soares, e o gerente geral, Anderson Pádua, com objetivo de tirar dúvidas, opiniões e questionamentos da população local, em torno do serviço prestado pela empresa responsável pela linha interestadual Três Rios x Além Paraíba – MG, que serve aos munícipes de Sapucaia há mais de 40 anos.

     A tônica do encontro solicitado pela vereadora Regina Alípio (PROS), girou em torno da mudança e redução dos horários das linhas, na falta de auxiliares para cobrança de passagens, na utilização do Rio Card, no atendimento dos usuários, da responsabilidade da empresa no que tange ao aperfeiçoamento e melhorias da qualidade da prestação do serviço e também em problemas pontuais como a cobrança da tarifa do trecho Três Rios x Além Paraíba, dos passageiros que desembarcam na sede do município, a partir da Praça Barão de Ayuruoca, em frente ao Fórum da cidade.

     De acordo com André Soares, diretor executivo da Viação Progresso, a maioria dos questionamentos e cobranças da população de Sapucaia, feitos durante a Audiência, deveriam ser respondidos principalmente pela ANTT - Agência Nacional de Transportes Terrestres, que a cada dia tem uma interpretação diferente da legislação, que segundo ele, é a mesma para o setor há vários anos, impondo exigências no mínimo inviáveis, ou aceitáveis, pelos usuários do interior, a ANTT só exige e fiscaliza, enquanto a empresa cumpre as exigências que lhes são impostas.

     Ainda segundo o diretor executivo da Viação Progresso, fiscais da ANTT estão aplicando multas altas à empresa pelo embarque de passageiros fora da seção Sapucaia, ou seja, um morador do São João, por exemplo, não poderia mais utilizar a linha embarcando no bairro da cidade, tendo que se deslocar até o centro para embarcar e seguir a viagem até Três Rios. Da mesma forma Soares falou em relação à utilização do bagageiro dos ônibus. Segundo ele, se o motorista parar em outro lugar que não seja o ponto da Praça Barão de Ayuruoca para descarga de bagagens, a ANTT aplica multa por entender que ali não é um terminal rodoviário.

     Em relação à redução de horários e a demissão dos auxiliares que faziam a linha, André Soares alegou que manter o quadro anterior de horários estaria trazendo um prejuízo de R$30 mil por mês à empresa.

“Hoje existe a necessidade de se ter uma ligação de Sapucaia para Três Rios, porque eu não tenho demanda de passageiros de Além Paraíba para Três Rios. Eu tenho volume de passageiros de Sapucaia a Três Rios e de Anta a Três Rios, mas eu sou obrigado a sair com o ônibus de Além Paraíba, e aí eu venho com ele até aqui vazio, chega aqui ele praticamente lota em quase todos os horários. De Sapucaia para Três Rios a lotação é de praticamente 100%” - disse o diretor executivo da Viação Progresso.

     Na opinião do Presidente da Câmara, vereador Cléber Casadio (PTB) e dos vereadores Chiquinho (PMDB), Regina Alípio (PROS) e Marcella Raposo (PP), presentes a reunião, a solução definitiva para o problema enfrentado pelos sapucaienses seria a criação de uma linha intermunicipal de Três Rios até Sapucaia.

     De acordo com explicações do vereador presidente, a Câmara Municipal de Sapucaia já encaminhou no final do ano passado um “abaixo assinado” com mais de duas mil assinaturas ao DETRO/RJ – Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro e a ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres, visando à criação de uma linha de ônibus intermunicipal entre Três Rios e Sapucaia, agora é preciso fortalecer o trabalho político para que isto aconteça o mais rápido possível.

“Nosso trabalho está sendo feito, mas precisamos de todo apoio possível para que isto aconteça logo” – disse Casadio.

     Para Chiquinho (PMDB) e Marcella (PP) a criação de uma linha intermunicipal entre Três Rios e Sapucaia também beneficiaria centenas de pessoas que poderiam até, em um futuro próximo, serem também contempladas pela lei estadual 5.628 de 29 de dezembro de 2009, que instituiu o Bilhete Único Intermunicipal nos serviços de transporte coletivo intermunicipal de passageiros, que é um benefício onde o Estado subsidia as viagens intermunicipais em até dois modais de transportes, reduzindo o valor da passagem para o usuário, se o município de Sapucaia fosse inserido no texto do diploma legal que no momento só contempla municípios da Região Metropolitana.

     A vereadora Regina Alípio (PROS), principal defensora da questão no município, acredita que a luta não para com a realização desta audiência, para ela, outras serão realizadas e a questão será solucionada. Regina disse acredita que na próxima reunião que será marcada sobre o assunto os representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, e do PROCON/RJ, que não compareceram a audiência virão.

     Os vereadores de Três Rios, Antônio Marcos de Souza (Pratinha) e Fabiano Batista da Silva também participaram do evento.

Fonte: ASCOM CMS

Créditos da Foto ASCOM CMS