Seja bem vindo!!

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Sapucaia terá novo Secretário de Saúde.

Anúncio foi feito pelo atual secretário, Antônio Claret, durante inauguração da Clínica da Família neste sábado (27). 



     Na manhã do dia 27 de setembro, durante cerimônia de inauguração da Clínica da Família, em Anta, segundo distrito de Sapucaia, o atual secretário de saúde, Antônio Claret Hannas Hipólito, anunciou em discurso que deixará a pasta até o próximo dia 03 de outubro. 



     De acordo com Claret, quem assume a saúde sapucaiense pela segunda vez será o dentista Luiz Maurício Coutinho Jannotti Silva (Mainga), ex-secretário de Zanon de 2009 a 2011. 



     Em meio à pressão exercida pela Câmara Municipal para sua saída da pasta e do recente embate no parlamento sapucaiense sobre o não pagamento de uma suposta dívida com Hospital São Salvador de Além Paraíba – MG, que levou o fim do atendimento dos pacientes de Sapucaia na unidade hospitalar, Claret deixa a secretaria com importantes conquistas para o município. A principal delas foi a Cidade da Saúde, inaugurada em evento anterior à Clínica da família. No local funcionará uma central de especialidades que reunirá inicialmente cerca de 20, agilizando os encaminhamentos médicos e a realização de exames, beneficiando centenas de pessoas. 



     Segundo informações da prefeitura, a Cidade da Saúde reunirá ainda o PSF central, farmácia, almoxarifado, centro de reabilitação, centro de especialidades odontológicas, CAPS, todas as vigilâncias, restaurante popular e a Casa da Mulher. 



     Recentemente em entrevista concedida ao jornal Folha Popular, o secretário Antônio Claret disse que de janeiro até o final de maio deste ano, o município chegou a encaminhar 6.170 pessoas para tratamento fora da cidade, além dos atendimentos locais, sem contar com o transporte de quase 7 mil pessoas. Despesa essa que segundo Claret seria minimizada com a entrada em funcionamento da Cidade da Saúde. Ainda segundo o secretário a economia com o pagamento será substancial. Só com aluguel da farmácia o município deixará de pagar R$ 3,5 mil. 



     Luiz Maurício Coutinho Jannotti Silva (Mainga) que assume a saúde pela segunda vez em Sapucaia, reestruturou a pasta em 2009, principalmente nos programas básicos de assistência, saúde da família e saúde bucal, conseguindo receber novamente muitas verbas oriundas do governo federal que já não vinham mais ou eram bloqueadas por falta de prestação de contas ou insuficiência de informações adequadas para alimentação do sistema. Restaurou o atendimento no pronto socorro municipal e os serviços médicos em situação caótica. Melhorou a remuneração dos profissionais de saúde e médicos, além de organizar a carga horária de trabalho, antes incompatível, e celebrou convênios com hospitais regionais expirados ou não existentes, como foi o caso do hospital São Salvador - MG e a ACISPES - Agência de Cooperação Intermunicipal de Saúde Pé da Serra – MG, para atendimentos ambulatoriais, exames, consultas, internações e cirurgias. 






Fonte: Centro Sul Rio
Crédito da Foto: Divulgação