Na Assembleia Geral
Ordinária do egrégio conselho do Hospital São Salvador, em Além Paraíba, realizada na última
sexta-feira (24/08), além das
explicações sobre as providências que estão sendo tomadas em relação aos
débitos com fornecedores,
também foram prestados esclarecimento sobre o que está sendo feito para reduzir
custos operacionais que permitam economizar recursos que serão utilizados para
ajudar no saneamento das contas do Hospital.
Entre as medidas apresentadas está a dispensa de funcionários, que
propiciou uma economia de 26 mil, 503 reais mensais na folha de pagamento. Outra medida foi a adequação do
setor de Rouparia que até março tinha 5 funcionários que custavam 5 mil, 715
reais (sendo que 2 recebiam gratificação por cargo de chefia) e, a partir deste
mês de agosto passou a ter apenas um funcionário, com custo de 800 reai e 40
centavos.
A nova direção do
Hospital já quitou dívidas com 16 fornecedores e negociou parcelamentos com
outros nove. Em relação ao INSS e ao FGTS, os débitos foram parcelados e os
pagamentos das parcelas estão sendo feitos junto com os recolhimentos do mês.
Também foi apresentada aos conselheiros a relação de equipamentos adquiridos
pelo Hospital nestes meses da nova administração.
Um assunto que chamou
a atenção dos presentes e que gerou muitos comentários dos conselheiros foi a
apresentação de gastos que podem demonstrar mau uso dos recursos da
instituição. Segundo os demonstrativos, entre 2008 e 2012, foram efetuados
pagamentos a taxistas que prestavam serviços ao HSS no valor total de 111 mil,
152 reais e 61 centavos, sendo que a maior parte (88 mil, 953 reais e 76
centavos) foi paga entre 2008 e 2010, Também foi demonstrado que o Hospital
efetuou o pagamento de 27 mil, 775 reais a um autônomo, sem a correspondente
prestação de serviço.
O gasto com despesas de viagem entre 2008 e 2010
alcançou 197 mil, 532 reais e 55 centavos. A despesa com divulgação em na
imprensa escrita chegou a 66 mil, 720 reais e 73 centavos, entre 2008 e 2012.
No mesmo período, foi pago um total de 651 mil, 403 reais e 38 centavos de
honorários advocatícios. Ao tornar público estes números, a nova administração
do Hospital mostra que está trabalhando para equacionar os problemas e que para
isso, aposta na transparência das informações.
Fonte: Venilton Ribeiro/Carlos Roberto Banjo/Rádio Mix
Foto: Imagem Meramente Ilustrativa